JennaMcKenzie_girlcave046

Sempre me perguntam de onde são minhas roupas, bolsas, etc. Se a resposta não for Forever 21 ou Renner, com certeza é AliExpress. E, daí, surgem outras milhares de perguntas: É seguro? Os produtos chegam? O tamanho veio certo? E a qualidade? Como sei da dificuldade de muitas pessoas em comprar nesse site, decidi vir fazer uma espécie de “guia” com algumas dicas de como avaliar diversos fatores antes de concluir a compra para que ela possa ser o mais segura possível. Lembrando que elas não valem apenas para o AliExpress, você pode usá-las em diversos outros sites que sigam esse estilo de venda!
Vale ressaltar que já comprei de capinhas de celular a vestido de formatura. Nunca fui taxada e nem deixei de receber nenhum produto, todos sempre chegaram certinho – mesmo que tenham demorado. Então, confiram as dicas de uma menina que sempre recebeu seus produtos em ordem (euzinha)!
 
  1. Produtos mais pedidos

Quando se faz uma pesquisa pelo AliExpress, diretamente aparece uma lista de produtos que são filtrados pelo melhor resultado, que nem sempre é realmente o melhor. Por isso, sempre prefira ir pelos produtos mais vendidos e mais bem avaliados (explicarei melhor mais para frente). Depois de já ter pesquisado o produto, basta clicar, abaixo do campo de pesquisa, em “Pedidos”. Assim, os resultados aparecerão na ordem dos mais pedidos e bem avaliados para os menos pedidos.
 
  2. Reputação do vendedor

Ali3

O que são aquelas medalhas e coroas que aparecem na página do produto? É o tanto de pontos que o vendedor tem. Mas como eles são avaliados? Pelo número de estrelas (avaliação do comprador para cada produto comprado) que são dadas a eles. 4 ou 5 estrelas representam 1 ponto. 3 estrelas representam 0 pontos. 1 ou 2 estrelas representam -1 ponto. Ou seja, é preciso ralar para ser bem avaliado! Quanto mais pontos acumulam, mais reconhecimento os vendedores ganham e melhor é o símbolo. Então, sempre prefira dos diamantes para cima.
 
  3. Avaliação do produto e comentários (fotos também!)

Ok, mas o que são esses números aí embaixo? Vamos começar pela relação das estrelas com o número de avaliações recebidas neste produto que, no caso, foram 1087. O número de estrelas amarelas é a média de avaliações (numa escala de ruim a ótimo) que tais compradores decidiram dar àquele produto depois de ter recebido ele. No caso abaixo, podemos perceber que provavelmente é um ótimo produto, visto que ele tem uma média de 4,8 estrelas do total de 5. Isso pode ser melhor entendido na imagem:

 

Dá pra perceber, visto que o número de pedidos foi de 5750, que nem todos comentaram após o recebimento do produto, já que só há 1087 comentários. Isso não é ruim, é apenas uma escolha pessoal sobre avaliar ou não. Nesse local, pode-se ver melhor quantas pessoas avaliaram o produto como bom, médio ou péssimo a longo prazo.

 

Aqui vai a melhor dica de todas e que pouquíssimas pessoas usam: olhar os comentários e procurar por fotos reais do produto! Sim, é aqui que você vai ver se o tecido é muito fino, em quanto tempo chegou, se o produto é mais curto do que parece (lembrando que é necessário avaliar pela tabela de medidas, que será o próximo item!) ou se os compradores não receberam seu produto igual a foto. Juro que essa dica vale ouro! Ah, vale lembrar que algo que pode ser ruim para os outros não necessariamente é ruim para você, então filtre o que for importante para sua compra.
Atualmente, o AliExpress permite que você possa filtrar para ver comentários só das pessoas do seu país e poder escolher se quer ver com fotos ou não (chega de ficar procurando fotos em meio a tantos comentários!). Também pode saber quanto aquela pessoa tem de altura e de peso (caso ela opte por colocar), assim fica mais fácil achar um corpo parecido com o seu e ver se aquela blusinha vai cair bem!
 
  4. Tabela de medidas

Ali7

Essa tabela não é medida única do site, está aqui apenas para ilustração! Grande parte dos vendedores (a maioria) deixam na descrição do produto uma tabela com as medidas (alguns em cm, outros em inch. Dica: 1 cm = 0.39 inch e 1 inch = 2,54 cm) do busto, cintura, comprimento e ombro. Alguns ressaltam que a margem de erro é de 1 a 2 cm, então considerem isso para qualquer compra, apesar de que a variação pode ser maior.
 
  5. Formas de pagamento e rastreamento

Para comprar não é tão difícil, né? Só colocar no carrinho, colocar seus dados e concluir a compra. O Ali aceita cartão de crédito, débito, boleto bancário e alguns outros meios que não utilizamos no Brasil. Logo depois do pagamento ser aceito, você pode conferir o status dele em “Meus Pedidos”. Para pegar o código de rastreamento ou até enviar mensagens e perguntas ao vendedor, basta clicar em “Ver Detalhes”.

Existem muitos (mas muitos mesmo!) aplicativos para acompanhar por onde andam seus produtos comprados em qualquer lugar do mundo, desde que se tenha o código de rastreamento, mas o que eu uso e indico é o Chegou?, disponível para iOS e Android. Atualmente, os vendedores postam as encomendas em um tipo de correio no qual os códigos não costumam funcionar, mas vale testar mesmo assim. Os que melhor funcionam são os escritos dessa forma:

Basic RGB

 
  6. Por que demora tanto?

Não, o objeto não demora para chegar da China até o Brasil. Por incrível que pareça, o que demora mesmo é a partir do momento que chega em Curitiba, que é a Unidade de Tratamento Internacional das encomendas que chegam no país. O produto passa por algumas etapas até que possa ser liberado ou não para ser entregue ao consumidor, mas o problema é que a demanda é muito grande e os funcionários são muito poucos, então é um processo MUITO lento. Já cheguei a esperar mais de 2 meses para que minha encomenda saísse de Curitiba. Dizem que ela não pode ficar mais de 60 dias presa por lá. Passado disso, você pode reclamar!
 
  7. Vou ser taxada/o?

Isso não é algo certo, mas as chances podem ser reduzidas com as dicas abaixo:
Quanto menor for o pacote e menor o peso, menor a chance de ser taxado
Quanto menor o frete, menor a chance de ser taxado
Se comprar muitos produtos de um mesmo vendedor, peça, por mensagem, para que ele envie em pacotes separados e como presente (você pode mandar uma mensagem ao mesmo na página “Minhas compras” logo após ter adquirido o produto)
Comprar em determinadas épocas do ano (como Natal e férias) tem maiores chances de ser taxado
Produtos eletrônicos e de valores maiores são facilmente taxados
A empresa deve enviar como pessoa física (normalmente já é feito assim) e não como pessoa jurídica
 
Todas as dicas que dei foram baseadas em perguntas que me fazem constantemente e acho que, dessa forma, consigo esclarecer a de muitas outras pessoas. Qualquer outra dúvida, fico à disposição nos comentários! Boas compras e não se esqueçam de seguir todo o passo-a-passo que dei aqui.

Beijinhos

por Gabriella
  • 22 de janeiro de 2017

    Me ajudou super com esse post, hoje mesmo estava dando uma procurada no site para comprar umas coisinhas! Obrigado pelas dicas, agora me senti bem mais segura para comprar no Ali. Beijos!

    • Gabriella
      23 de janeiro de 2017

      Ai, que bommm! Compra sim que é a melhor coisa da vida.
      Beijinhosss

  • 22 de janeiro de 2017

    Eu adoro comprar no Aliexpress, já comprei de tudo um pouco, inclusive estou faz tempo pra criar posts sobre isso no blog, mas só enrolo rs. Suas dicas são ótimas pra quem esta começando e tem medo de se aventurar nesse mundo dos chineizinhos.

    • Gabriella
      23 de janeiro de 2017

      Também já comprei TAAANTA coisa 😀 Faz o post sim, isso ajuda muita gente!
      Beijinhosss

  • cibele
    22 de janeiro de 2017

    nunca compre na Ali com medo, mas amei suas dicas! bjo
    http://www.belezaitblog.com

    • Gabriella
      23 de janeiro de 2017

      Agora perdeu o medo, Cibele?
      Beijosss

  • liz
    23 de janeiro de 2017

    nosssa, que dicas incriveis! nunca comprei lá por nao saber mt, ce ajudou muito, sério!

    • Gabriella
      23 de janeiro de 2017

      Obaaa, que bom <3 Espero que faça comprinhas lá agora hahaha

  • 24 de janeiro de 2017

    Eu não compro roupa online de jeito nenhum, porque meu corpo é raro se dar bem com roupa sem provar, mas eu compro muitos mimos, materiais de papelaria e até capinhas de celular. E sim, suas dicas são fundamentais!
    Tem gente que não para pra analisar reputação do vendedor, e etc. E ler os comentários nesses casos é o mais importante!

    Beijos.

    • Gabriella
      26 de janeiro de 2017

      Eu tambémmm preciso provar roupas pra comprar, mas tem vezes que o preço é tão baixo que eu não me contenho hahaha
      Sim! Precisa ler tudo pra perder o medo e comprar tranquilo.
      Beijosss